-
Equipe: Kashef Chowdhury/ URBANA
- Área: 741 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kashef Mahboob Chowdhury
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno alocado para essa mesquita era relativamente pequeno, mas era necessário acomodar uma grande congregação. Isso exigiu reimaginar a tipologia da mesquita em um volume verticalmente empilhado. Planejado para 2500 pessoas, o edifício atualmente atende até 4500 pessoas para a oração semanal de sexta-feira.
Por causa do tamanho limitado do lote, a sequência de uma sala de oração tinha que ser substituída por uma abordagem pragmática. A entrada, por exemplo, é imediata: um lance de escada da calçada leva diretamente ao vestíbulo principal e ao salão de orações. Todos os pisos são acessíveis por escadas generosas e elevadores, levando os visitantes aos seis níveis superiores.
Todos os espaços interiores se beneficiam de luz e ventilação naturais. Este último é possível graças ao emprego de uma estrutura de jali, que envolve o edifício e gera sua forma e fachadas únicas, garantindo proteção contra a chuva e o ganho de calor solar. O jali é uma abstração de "La-ilaha-illallah" - uma declaração fundamental no Islã proclamando que não há Deus além de Deus em árabe.
Toda a estrutura é de concreto branco, dando-lhe a aparência de um monólito numa cidade onde, de outro modo, o tecido e o horizonte são formados por edifícios residenciais e comerciais genéricos.